A Pantone divulgou sua lista de cores para a Primavera/Verão 2016, e definiu o rosa quartzo como o tom da estação na Europa. Segundo o instituto de cores, a tonalidade é persuasiva e, ao mesmo tempo, suave. Transmite compaixão e senso de compostura. “É como um pôr do sol sereno, a bochecha vermelha ou brotamento da flor”, afirma no relatório Fashion Color Report Spring 2016.

pantone1

Ao todo, o relatório apresenta 10 cores para a temporada:

pantone3

PANTONE 13-1520 Rose Quartz – persuasiva e suave;
PANTONE 16-1548 Peach Echo – emana qualidades amigáveis, evocando o calor e acessibilidade;
PANTONE 15-3919 Serenity – leve e arejado, conforta e traz sensação de alívio;
PANTONE 19-4049 Snorkel Blue – reflete felicidade e energia e implica em férias relaxantes e incentiva a fuga;
PANTONE 12-0752 Buttercup – remete à luminosidade e lugar feliz e ensolarado;
PANTONE 13-4810 Limpet Shell – evoca clareza, frescor e tranquilidade;
PANTONE 16-3905 Lilac Gray – este cinza clássico evoca neutralidade;
PANTONE 17-1564 Fiesta – cor viva, evoca excitação e espírito livre, contrastando com as cores calmantes e suaves da temporada;
PANTONE 15-1040 Iced Coffee – este neutro forte é uma cor de transição e combina com toda a paleta, pois possui a qualidade natural da terra, bem como suavidade e sutileza;
PANTONE 15-0146 Green Flash – estimula seu usuário a explorar e escapar do mundano, além de remeter a a natureza.

Esta paleta de cores é inspirada na natureza e tem o objetivo de acalmar, descontrair, desconectar da tecnologia. Muitos designers se inspiraram no contraste entre o desenho urbano e a vegetação exuberante, fazendo combinações de cores inesperadas em coleções que lembram a arquitetura, viagens e nostalgia. Combinaram cores vibrantes com tons clássicos e mais naturais.

A Pantone afirma ainda que as cores nesta temporada transcendem as normas culturais e de gênero. Para a Primavera/Verão 2016, realmente não há distinções perceptíveis nas cores usadas nas coleções masculina e feminina.

Fonte: Sebrae

Comentários

comentários