Olá queridas, tudo bem?

Hoje vamos falar de uma estampa que fica bem sobre um gramado e nas peças do nosso vestuário… a estampa de toalha de piquenique.

Com cerca de 60 mil habitantes, a cidade de Vichy foi a capital francesa durante o período de ocupação nazista, muito lembrada pela sua história imperial, pelo parque Napoléon III, pela famosa Ópera e suas fontes de água medicinal. Mas o que muitos não sabem é que a cidade também deu nome a um tecido de algodão, com estampa quadriculada, típica de toalhas de piquenique e de cantinas italianas. As combinações mais tradicionais do xadrezinho vichy são: preto e branco, azul e branco ou vermelho e branco.

A estampa virou hit nos Estados Unidos nos anos 50′s e 60′s, usada em vestidos, saias godês, camisas, biquínis e muito rock’n roll. Os estilos pin-up e retrô usaram e ainda abusam do vichy, junto com a tradicional estampa de bolinhas.
Um dia, chegou no Brasil a musa francesa Brigitte Bartot, dona de uma boca estonteante e vestindo uma cigarrete de vichy preto e branco, ao lado de seu namorado Bob Zaguri, um playboy e produtor marroquino que já vivia nas terras tupiniquins. Em 64, devido à presença de Bardot em Búzios, a imprensa mundial direcionou a atenção para àquele local, até esse momento uma isolada vila de pescadores, transformando-a em uma das praias mais sofisticadas e procuradas do verão brasileiro, inclusive por estrangeiros.

xadrez11

xadrez

xadrez2

xadrez9

xadrez12

xadrez16 xadrez7 xadrez6

xadrez5

E quem aí gosta dessa estampa?

Beijos

Fonte: After

Comentários

comentários