Bolo napolitano – O Chef e a Chata

dest

bolonap3
Daqui alguns dias Gui celebra mais um aniversário, e pensando nisso o episódio dessa semana é temático: um bolo! Ele escolheu um bolo napolitano pra comemorar: massa de baunilha, recheio de chocolate e cobertura de morango. O resultado é delicioso e diferente, vem ver:

Ingredientes:

Massa:
4 ovos
140 ml (1/2 xícara + 2 colheres de sopa) de leite
100 ml (1/2 xícara – 2 colheres de sopa) de óleo
150 g (1 xícara) de açúcar demerara (ou cristal ou mascavo)
220 g (2 xícaras) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Ganache de chocolate:
300 g de chocolate picado
150 ml (1/2 xícara + 3 colheres de sopa) de creme de leite pasteurizado
2 colheres (sopa) de manteiga

Calda:
120 ml (1/2 xícara) de água
80 g (1/2 xícara) de açúcar

Cobertura:
1 xícara de morangos lavados, sem talinho
300 g de cream cheese em temperatura ambiente
80 g (1/2 xícara) de açúcar
200 ml (3/4 de xícara) de creme de leite pasteurizado gelado
4 folhas de gelatina

bolonap1

Preparo:

Comece pelo bolo: unte 2 formas de 15 cm de diâmetro com manteiga e enfarinhe. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture os ovos, o leite e o óleo. Em seguida misture o açúcar e a baunilha. Peneire a farinha e o fermento, junte à mistura e mexa bem. Divida a massa nas 2 formas. Leve para assar por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até que o palitinho saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Quando estiver morno, desenforme os bolos e deixe-os repousando sobre uma gradinha.
Prepare a ganache: Esquente o creme de leite até quase ferver. Jogue sobre o chocolate picadinho e misture bem. Junte também a manteiga e misture bem. Deixe esfriar um pouco. Prepare a calda: misture todos os ingredientes e leve ao fogo até ferver e o açúcar dissolver. Desligue e deixe esfriar.
Faça a cobertura: Coloque a gelatina para hidratar em água fria. Num processador ou liquidificador bata os morangos para formar um purê. Junte o cream cheese e o açúcar e bata mais, até misturar tudo. Prepare a gelatina conforme as instruções do pacote e misture também. Bata o creme de leite gelado em ponto de chantilly e misture delicadamente com a mistura de morangos.
Corte os dois bolos em dois usando uma faca serrilhada. Acerte também os topos dos bolos. Faça a montagem: Umedeça uma parte de bolo com calda, com ajuda de um pincel. Cubra com ganache. Coloque outro pedaço de bolo e repita a operação até que sejam 4 partes de bolo e 3 de ganache. Coloque um aro de 16 cm de diâmetro em volta do bolo e nele coloque uma folha de acetato. Despeje com cuidado toda a cobertura de morango, alisando bem. Ajeite a cobertura nas laterais, se precisar, com uma espátula. Alise a superfície e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas. Retire o aro e o acetato e decore com frutas.

bolonap2

Quando fizer essa receita, não esqueça de postar no instagram com a #ochefeachata pra gente ver! Aproveite pra se inscrever no canal e assistir aos videos primeiro. Ah, e lembro que temos outros 3 videos novos toda semana no canal do blog, se inscreva para assistir tudo ;D

O post Bolo napolitano – O Chef e a Chata apareceu primeiro em Chata de Galocha! | Lu Ferreira, e é de autoria de Lu Ferreira.



Fonte: Chata de galocha

Comentários

comentários